GRUPO RIO QUENTE ANUNCIA AMPLO REPOSICIONAMENTO DE SUAS MARCAS

Empresa reforça segmentação em unidades de negócios

com a meta de ser número 1 em turismo e entretenimento

 

A liderança no mercado de resorts e a solidez econômica em 47 anos de atuação estão garantidas. Agora é o momento de o Grupo Rio Quente apostar em um novo olhar estratégico. Para isto, a empresa deu início a um ambicioso projeto de branding que recria a estrutura organizacional e propõe uma nova arquitetura de suas marcas.

 

Desenvolvido pela True Brand & Business, o reposicionamento abrange uma nova e desafiadora visão – ser número 1 em turismo e entretenimento. “Até 2013, a meta é consolidar essa posição no Brasil, a partir de indicadores relacionados a satisfação, inovação e Ebitda (receita e lucro líquido), consumidores (Top of Mind e satisfação) e colaboradores – denominados internamente de associados (satisfação e turnover)”, ressalta o diretor de Experiência Marketing e Vendas, Manoel Carlos Cardoso. O projeto contemplou ainda uma mudança na missão – proporcionar experiências fantásticas em entretenimento e hospitalidade – e nos valores: alegria, alto desempenho, hospitalidade, inovação, natureza e pessoas.

 

O Grupo Rio Quente reforça sua segmentação em cinco unidades de negócios sob o conceito mixed use – hospitalidade, entretenimento, operações turísticas, vacation ownership e turismo imobiliário (em desenvolvimento). “Essa mudança de reorganização interna impacta também no posicionamento de nossas marcas – Rio Quente Resorts, Hot Park, Valetur e Rio Quente Vacation Club. A partir de agora, a sinergia entre elas fica ainda mais clara e forte”, revela Cardoso.

 

As marcas Rio Quente Resorts e Hot Park já foram reposicionadas. A primeira apresenta atributos como despojamento refinado, requinte, família, amigos e mito das águas quentes, com a proposta de descoberta da natureza exuberante do Brasil. Já o parque aquático representa aventura, fantasia e diversão, com clima de sol e atrações inovadoras harmonizadas com a natureza. “Recebemos mais de 1,2 milhão de clientes/ano de todas as idades, o que exige abordagens adaptadas a cada público e negócio”, acrescenta.

 

Pesquisas

 

O processo de branding teve início em junho de 2009 com pesquisas de campo entre pessoas de 24 a 50 anos, integrantes das classes A-B, agentes de viagens e organizadores de eventos. O objetivo era identificar impressões dos entrevistados em relação a viagens, a férias e à imagem das marcas do Grupo Rio Quente no mercado nacional.

 

Também foram conduzidas pesquisas com 2 mil entrevistados face a face, que apontaram o Rio Quente Resorts como a segunda lembrança espontânea entre os resorts, especialmente junto a pessoas de 35 a 44 anos. Os resultados demonstraram o potencial a ser explorado pelo Grupo. Oito em cada dez brasileiros afirmaram não ter viajado de férias de 2008 a 2009. Dos que viajaram, 11% ficaram em resorts. No total, 1,4% da população já visitou um resort. “O Brasil dos próximos dez anos terá gente jovem e aposentados, com poder de compra. É uma realidade que sustentará o desenvolvimento do país e aumentará a disposição de viajar”, opina.

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